OBJETIVO: O Instituto Gente Que Faz o Brasil Sorrir é uma instituição não governamental que tem como objetivo primário levar os benefícios da odontologia às crianças em situação de risco.

PORQUE MUDAR: A ideia da criação do Instituto remonta aos longínquos anos setenta, quando a ciência incorporou a fluoretação como arma na prevenção da principal doença da boca – a cárie dentária – e visualizou que seria possível evitar o desenvolvimento desta doença agindo preventivamente no controle das suas causas.Desde então se compreendeu que a prática odontológica tradicional centrada no paradigma cirúrgico-restaurador tem se mostrado incapaz de atender às necessidades acumuladas e crescentes, pois as causas das doenças não são controladas, apesar dos seus altíssimos custos financeiros. Esta percepção permitiu que o modelo de atenção à odontologia evoluísse para o modelo contemporâneo denominado de Promoção e Manutenção da Saúde Bucal. A aplicação deste novo modelo torna o tratamento coletivo financeiramente viável possibilitando que os benefícios da odontologia cheguem a uma fatia de mais de 40 milhões de crianças que atualmente não tem acesso aos programas do governo. Esta foi a percepção que motivou a criação do Instituto de Promoção da Saúde Bucal Gente que Faz o Brasil Sorrirem 29 de maio de 2009.

Convidados a participar da primeira reunião, o grupo de sócios fundadores se reuniu na residência do Professor Sergio Roberto Talamini Monteiro para escutarem do mentor do projeto Dr. Patricio Caldeira de Andrada a essência deste programa odontológico.

O programa utiliza o modelo de atenção a odontologia denominado Promoção e Manutenção da Saúde Bucal e tem três etapas.

– Na primeira etapa é feito um levantamento de epidemiologia para detectar os problemas já existentes e saneá-los.

– Na segunda etapa a saúde assim conseguida é mantida através da mudança dos hábitos alimentares e de higiene bucal que são transmitidos aos menores e aos seus respectivos país através de palestras, aulas práticas, fantoches e recursos áudio visuais.

– A terceira etapa é o acompanhamento periódico continuo do paciente. Esta é a oportunidade de verificar se os ensinamentos estão sendo assimilados e também o momento de manter a criança sempre motivada.

Lançada a ideia, o grupo fez um planejamento e se esmerou no sentido de atender todos os tramites burocráticos exigidos para torna-lo oficialmente legalizado.

Alcançado este objetivo a sequencia foi conseguir um local para a instalação da clinica.Encontramos respaldo na creche Miriam que é administrada pela Associação Comunitária Presbiteriana de Curitiba e que nos cedeu um espaço em comodato.Os recursos financeiros vieram através de doações dos diretores, sócios contribuintes e do espírito altruísta do Patrono da entidade, o jovem atleta jogador de futebol Giuliano Victor de Paula, que arcou com as despesas de reforma do prédio, montagem da clinica e ainda contribui mensalmente com a missão. Atualmente o projeto atende 120 crianças matriculadas na creche, 60 adolescentes oriundos do Lar Hermínia Scheleder somados as crianças que já deixaram a creche.

Visando aumentar a renda fixa que dê respaldo para expandir o programa a diretoria do Instituto assinou convenio com a Prefeitura de Curitiba através do Comtiba – FAS que permitirá arrecadar recursos oriundos de emendas parlamentares e doações dirigidas. A diretoria também está conversando com entidades particulares na tentativa de fazer convênios.

Através da ABO-PR conseguimos a doação de 2.000 kits de higiene bucal da Colgate.

 

INSTITUTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL – GENTE QUE FAZ O BRASIL SORRIR

CNPJ: 11.785.863/0001-38

Data de Fundação da entidade: 29 de maio de 2009

Utilidade Pública Estadual – Lei nº 16.770 – PR, de 29/dezembro/2010

Utilidade Pública Municipal – Lei nº 13.699 – Curitiba-PR, de 29/abril/2011

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba- Comtiba – Inscrição 455 – resolução nº 77/2013 – validade setembro de 2015

 

Endereço: Rua Amauri Lange Silverio, 511 (Sede provisória).

Bairro Pilarzinho

CEP 82120-000 Curitiba – Paraná

Telefone (41) 3352-8185